Imprimir

 

 
O programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF, tem como proposta básica a formação e o aprimoramento em alto nível de pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento no campo da Ciência da Informação.

Conceito Capes: 4

 


19-dez-2018 

 


04-set-2018 

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO MUSEU NACIONAL

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF) vem manifestar seu profundo pesar e indignação pelo incêndio - tragédia anunciada - que devastou o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acarretando profundas consequências sobre o seu edifício, a destruição quase total de sua coleção milenar e a interrupção de pesquisas científicas de muitas gerações de pesquisadores e técnicos. 

 

Primeiro museu brasileiro, criado com o objetivo de “propagar os conhecimentos e estudos das ciências naturais [...] em beneficio do comércio, da indústria e das artes [...] como grandes mananciais de riqueza”, o Museu Nacional ampliou seu acervo para outras ciências, ultrapassou os limites do Brasil e constituiu um arquivo com importantes conjuntos documentais de pesquisadores e cidadãos com grande influência na vida nacional. Além disso, ocupando um palácio imperial, mas sediado numa importante área verde da cidade e com grande afluência popular, a instituição aproximou sempre a população do patrimônio histórico nacional e da ciência, reforçando o papel social democrático das instituições patrimoniais e científicas. 

 

Importa registrar que várias outras instituições em nossa cidade e no país vivem situações semelhantes de redução drástica de recursos para preservação e uso de acervos. Tais documentos, coletados penosamente por gerações antecedentes, representam não só o que somos ou fomos, mas são materiais de estudos para a construção de um futuro melhor para o Brasil e o mundo. Portanto, se desejamos uma sociedade mais justa e desenvolvida, importa que políticas públicas consequentes e permanentes sejam estabelecidas, a fim de não assistirmos mais situações desse tipo. 

 

O PPGCI/UFF manifesta sua solidariedade a toda a comunidade de técnicos, pesquisadores, docentes e  discentes do Museu Nacional, colocando-se à disposição para o que possa ser útil. 

 

Docentes e discentes. 

 

 



Gestão PPGCI/UFF
 Prof. Vitor Manoel Marques da Fonseca - Decano no exercício da Coordenação do PPGCI/UFF 


Rua Tiradentes 148, Ingá - Niterói - RJ - Brasil -
CEP: 24210-510
Tel.: (21) 2629-9671 / e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.