Ana Célia Rodrigues

Imprimir


 

 

 

 

 ANA CÉLIA RODRIGUES

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2008). Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (1992) e pelo Archivo General de la Nación, Peru / OEA (1993).

Áreas de interesse: diplomática, diplomática contemporânea, tipologia documental, funções arquivísticas (identificação, produção, classificação, avaliação), gestão de documentos e de arquivos.

Projeto de Pesquisa

Gestão de documentos, arquivos e acesso à informação: identificação dos requisitos da transparência administrativa nos municípios da Grande Rio

Descrição: Estudo dos requisitos da transparência administrativa nos municípios da Grande Rio. Com a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação em maio de 2012, a demanda por documentos e informações que caracteriza o Estado Brasileiro vem se ampliando cada vez mais. Entretanto, na área pública, a realidade arquivística brasileira ainda aponta dados surpreendentes no que tange ao tratamento dispensado a documentos originais, conservados nos arquivos. Registros que provam, testemunham, dão fé e modificam decisões, são encontrados amarrados, amontoados e marginalizados nos porões dos edifícios, entregues à destruição. As consequências da falta de preparo da administração pública municipal brasileira e da dificuldade para estabelecer políticas de gestão para seus documentos e arquivos vêm causando impactos para a aplicabilidade da LAI no Brasil. Esta pesquisa alia uma dimensão teórica a uma aplicada e tem por objetivo realizar um estudo de identificação dos procedimentos de gestão de documentos e de arquivos que são desenvolvidos nos municípios que integram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como contribuição para a aplicação da Lei de Acesso à Informação. Espera-se, que os resultados desta pesquisa possam trazer novos elementos para o debate sobre a identificação como uma nova função arquivística, relacionando seus procedimentos metodológicos à gestão de documentos e aos arquivos como requisito para a aplicabilidade da LAI, contribuindo para gerar parâmetros para o estabelecimento de políticas públicas do governo transparente no âmbito da administração pública municipal do Brasil e projetos de cooperação institucional, especificamente nos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a “Grande Rio”.

Palavras chave: Identificação Arquivística. Gestão de Documentos. Arquivos Municipais. Lei de Acesso à Informação. Municípios da Grande Rio. Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Copyright © 2017 PPGCI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0