Imprimir

 

 

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

O PPGCI esta estruturado da seguinte forma: uma área de concentração, intitulada DIMENSÕES CONTEMPORÂNEAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, que se apresenta com a seguinte ementa: A diversidade nos modos de produção, processamento e acesso à informação e ao conhecimento é um dos traços característicos da contemporaneidade. Variadas estruturas, serviços, processos e produtos informacionais, envolvendo sujeitos os mais distintos no Estado e na sociedade, mobilizam uma vasta gama de demandas e recursos científicos, tecnológicos, econômicos, políticos e culturais. Nesse quadro histórico, tendem a emergir novos contornos, objetos, agendas, diálogos e temáticas no panorama da Ciência da Informação. Identificar e analisar, sob a perspectiva da Ciência da Informação, as múltiplas dimensões contemporâneas da informação e do conhecimento sugere reconhecê-las historicamente e convida à construção de cenários.

Dela desdobram-se duas linhas de pesquisa:

LINHA DE PESQUISA 1 - INFORMAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE

 

Estuda a informação como processo e produto sócio-histórico, analisando sua constituição como objeto disciplinar e de políticas, tanto no nível micro-social – institucional, quanto no nível macro-social – nacional e global. A partir desses níveis, são abordados aspectos relacionais da informação em seus desdobramentos sócio-culturais – processos interpretativos, memoriais e pedagógicos; sócio-políticos – agências, agentes, políticas e direito à informação; e histórico-epistemológicos – constituição sócio-histórica do campo informacional e suas transformações. 

 

LINHA DE PESQUISA 2 - FLUXOS E MEDIAÇÕES SÓCIO-TÉCNICAS DA INFORMAÇÃO

 

Investiga os processos informacionais e comunicacionais, considerando as relações entre as tecnologias da informação e da comunicação e os diferentes campos do conhecimento científico e técnico, seus padrões, demandas e uso de informação. Estudam-se a geração, a organização, a representação e a gestão da informação, com especial enfoque nas mediações sócio-técnicas da informação e da comunicação nestes processos. Inclui estudos de Informetria.

 

Em ambas as linhas de pesquisa, produtos e processos informacionais e comunicacionais estão presentes, com enfoques distintos, porém articulados. Enquanto a Linha 1 privilegia aspectos epistemológicos, bem como as funções sociais da informação e da Ciência da Informação, a Linha 2 enfatiza o desenho e a implementação de serviços, sistemas e redes de informação.

 

O currículo do curso é composto por duas (2) disciplinas obrigatórias: Ciência da Informação: trajetos e horizontes epistemológicos e Metodologia de Pesquisa em Ciência da Informação; dez (10) disciplinas optativas na Linha 1 e onze (11) disciplinas optativas na Linha 2.

 

Ambas as linhas de pesquisa integram também duas (2) disciplinas denominadas Tópicos Especiais, a serem oferecidas de modo a abordar, no caso da Linha 1, temas específicos das interfaces entre informação, cultura e sociedade, e, no caso da Linha 2, temas específicos das interfaces entre comunicação, gestão, tecnologia e uso da informação.

 

Compõem ainda a grade curricular dos dois cursos, Atividades Programadas oferecidas dentro da linha de pesquisa escolhida pelo discente e sob a supervisão de seu Professor-Orientador, incluindo elaboração e participação em publicações ou seminários de pesquisa realizados no âmbito do PPGCI, estudos supervisionados e Seminários de Produção de Dissertação, definidos junto ao orientador, centrados no objeto específico do estudo e dentro da linha de pesquisa escolhida pelo discente.

 

 

 

 

Copyright © 2017 PPGCI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0